Jaguariúna mais uma vez registrou queda expressiva nos casos positivos de dengue. Em menos de dois meses, o Município teve um recuo de 85% nos casos confirmados da doença, passando de 733, no pico registrado em 15 de março, para 110 casos, na última semana, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde. A cidade também não registra no momento nenhuma internação de paciente por dengue.
A redução no número de casos foi possível graças às ações intensivas de combate à doença promovidas pela Prefeitura de Jaguariúna em várias frentes. Entre as principais as ações estão a realização de mutirões nos bairros para eliminação de criadouros do mosquito transmissor, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos, a criação do Centro de Controle da Dengue, que coordena estratégias de enfrentamento à doença, e do Programa Dia D contra a Dengue nas Escolas, além da Central de Telemonitoramento da Dengue (Hub da Dengue), em parceria com a UniFAJ, para acompanhar casos suspeitos e positivos, entre outras.
No entanto, a Secretaria de Saúde alerta para a população continue colaborando, evitando ou eliminando em suas residências possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
"A expressiva redução nos casos de dengue em Jaguariúna é resultado direto do esforço conjunto entre o poder público e a população. Intensificamos as ações de combate, investimos em tecnologia, prevenção e educação, e conseguimos conter a propagação do vírus", informa a Secretaria de Saúde de Jaguariúna.
Jaguariúna registra até o momento um total de 6.158 casos confirmados de dengue, com três óbitos.