Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde tecnologia

JAGUARIÚNA CONCLUI INFORMATIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE E INOVA COM ATENDIMENTO ON-LINE

  • A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu o processo de informatização das unidades públicas de saúde. Agora, todas as unidades do Município estão 100% informatizadas com utilização do sistema e-SUS e equipes qualificadas e treinadas. A informatização dá mais agilidade no atendimento e facilita a vida dos usuários.  

    O uso da tecnologia na saúde pública em Jaguariúna também está presente na implantação da telemedicina, que oferece atendimento complementar ao presencial convencional. 

    “Tais tecnologias têm o poder de romper barreiras geográficas, econômicas e culturais, tornando possível que pessoas em áreas mais distantes tenham acesso a um atendimento médico adequado”, informa a Secretaria de Saúde.

    Segundo a secretaria, as consultas médicas na rede pública de Jaguariúna estão a um clique do paciente, que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. “Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma da sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Jaguariúna ou até mesmo entrar em contato via WhatsApp”, conclui a secretaria.

    No Prontuário Eletrônico do Cidadão, é possível organizar a agenda dos profissionais das UBS, orientando o fluxo de atendimento de acordo com as demandas agendadas e espontâneas do cidadão, bem como fazer o registro do seu atendimento ou orientar a resolução da necessidade do cidadão da melhor forma possível. 

    Veja como é fácil usar a rede pública de Saúde com o novo sistema informatizado:

    Paciente agendado:
     - Ao realizar o agendamento eletrônico (que pode ser feito presencialmente, por telefone, aplicativo de agendamento ou WhatsApp), o paciente recebe o comprovante de agendamento;
     - Na data agendada, o paciente se apresenta à recepção da unidade, que o insere no sistema para atendimento do profissional agendado; 
     - O profissional visualiza no sistema o nome do paciente a ser atendido e o chama para atendimento;
     - Todo atendimento é registrado: anamnese, diagnóstico, condutas, prescrições, encaminhamentos, solicitações de exames, etc;
     - Caso o paciente precise de outro atendimento na unidade, o profissional que realizou o primeiro atendimento pode encaminhar. Caso as demandas tenham sido solucionadas, o profissional encerra o atendimento.

    Paciente em demanda espontânea:
     - O paciente se dirige à recepção, solicitando atendimento;
     - O recepcionista insere o paciente no sistema para acolhimento com enfermeiro;
     - O profissional identifica a demanda do paciente e, se necessário, o encaminha para atendimento de outros profissionais ou, se resolvido o caso, encerra o atendimento.
     

    Imprensa

    Reportagem:

    Ricardo Alécio

    Fotos:Ivair Oliveira

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA A COVID PARA TODAS AS PESSOAS ACIMA DE 40 ANOS NESTA TERÇA-FEIRA

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça-feira, dia 6 de julho, a ...

    PONTO DE APOIO DO RECADASTRAMENTO DO CARTÃO CIDADÃO TEM 1 º DIA DE MOVIMENTO NO BOULEVARD DO CENTRO CULTURAL

    O ponto de apoio no atendimento ao recadastramento do Cartão Cidadão, instalado no Boulevard do Centro Cultural de Jaguariúna, ...

    JAGUARIÚNA CONTINUA VACINAÇÃO DE PESSOAS DE 40 A 42 ANOS CONTRA A COVID HOJE; IMUNIZAÇÃO ACIMA DE 43 ANOS SEGUE SUSPENSA

    A Secretaria de Saúde de Jaguariúna continua nesta segunda-feira, dia 5 de julho, a vacinar as pessoas de 40 ...

    CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE COLETA 118 BOLSAS EM JAGUARIÚNA

    Os moradores de Jaguariúna mais uma vez deram exemplo de solidariedade e doaram sangue neste sábado, dia 3, durante ...

    DOE SANGUE AMANHÃ EM JAGUARIÚNA

    Que tal aproveitar o sábado para ajudar a salvar vidas? Amanhã, dia 3, a Secretaria de Saúde de Jaguariúna ...

    PREFEITURA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO E ESTABELECIMENTOS DEVEM FUNCIONAR ATÉ ÀS 21H

    A Prefeitura de Jaguariúna vai reforçar a fiscalização contra aglomerações neste final de semana. A ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA É FINALISTA DE CONCURSO ESTADUAL DE BOAS PRÁTICAS COM 2 PROJETOS

    Jaguariúna é finalista do Concurso de Boas Práticas do Programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado ...

    PONTO DE ATENDIMENTO DO RECADASTRAMENTO DO CARTÃO CIDADÃO COMEÇA A FUNCIONAR NESTA SEGUNDA-FEIRA EM JAGUARIÚNA

    Começa a operar na próxima segunda-feira, dia 5 de julho, um ponto de apoio no atendimento para o recadastramento ...

    SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA MANUAL DE AÇÕES CONTRA A COVID-19 PARA EQUIPE DA EDUCAÇÃO

    A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria municipal de saúde, apresentou nesta quinta-feira, 1 ...

    JAGUARIÚNA PARTICIPARÁ DE PROJETO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRIATIVA

    A Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna foi selecionada pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) para participar de ...