Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde doação de órgãos

JAGUARIÚNA LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai lançar na próxima semana uma campanha que tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos. No Brasil, a Lei 9.434/1997, conhecida como “Lei dos Transplantes”, prevê a realização periódica de campanhas de incentivo à doação de órgãos, que depende de autorização da família ou pode ser feita ainda em vida.

Muitas pessoas têm receio de autorizar a doação de órgãos de parentes ou simplesmente rejeitam essa opção por vários motivos. Outras, no entanto, compreendem a importância desse gesto de solidariedade e altruísmo, que pode salvar várias vidas.

Esse é o caso de Thaina Thaís Miguel Elias, de 26 anos, moradora de Jaguariúna que autorizou a doação de órgãos da filha Maria Alice, de um ano e três meses, que faleceu este mês após se afogar numa piscina e permanecer hospitalizada por sete dias.

“Ela teve uma parada cardiorrespiratória, ficou sete dias internada na UTI, mas acabou tendo morte encefálica”, conta a mãe, que é escriturária no Hospital Municipal Walter Ferrari e tem mais duas filhas. “Está sendo bem difícil a perda dela, ela era tudo para mim e para a minha família, junto com as duas irmãzinhas que ficaram, mas estamos tentando ser fortes pelas duas”, diz.

Thaina conta que foram doados os dois rins, o fígado e o coração – que, segundo a mãe, foi transplantado em uma menina de um ano e três meses, mesma idade de Maria Alice –, além das córneas.

Mesmo num momento de perda e sofrimento, ela destaca a importância da doação de órgãos. “Sempre tive essa vontade em mim de doar os meus órgãos e sempre deixei claro para a minha família. Acho muito importante esse ato”, afirma Thaina. “Fico imaginando as mães que passam anos nesses lugares (hospitais), esperando um órgão para o filho. Por isso, não tive dúvida quando o pessoal da captação veio conversar comigo e autorizei a doação de todos os órgãos da Maria Alice.”

COMO FAZER PARA SER UM DOADOR DE ÓRGÃOS?
Segundo o Ministério da Saúde, quem deseja ser um doador de órgãos deve informar a família, para que após a morte os familiares possam autorizar a doação e retirada dos órgãos e tecidos.

No Brasil, a doação de órgãos e tecidos só é realizada após a autorização familiar.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). 

Por isso, é necessário conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto, deixando clara sua intenção de doar.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS É MARCADA POR GOLEADA

O Campeonato Municipal de Futebol Veteranos começou no último domingo, 25, com chuva de gols. A rede balançou em ...

QUASE 70 ANIMAIS SÃO CASTRADOS E MICROCHIPADOS GRATUITAMENTE PELA PREFEITURA DE JAGUARIÚNA

O Mutirão de Castração e Microchipagem que aconteceu na última sexta-feira, 23, em Jaguariúna, realizou o procedimento em 69 ...

CASA DA MEMÓRIA DISCUTE RETOMADA DO PROJETO DE RESTAURO DA MATRIZ CENTENÁRIA DE JAGUARIÚNA

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, da Casa da Memória e da sociedade civil de Jaguariúna se ...

TEM PAGODE NA FEIRA NOTURNA DESTA SEMANA

A Feira Noturna desta quarta-feira, 28, será mais uma vez uma ótima opção de lazer para o jaguariunense se ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA ABRE PRÉ-CADASTRO HABITACIONAL

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, abriu um pré-cadastro habitacional para famílias que ...

ELETROXOTE E OUTROS CHOQUES É A ATRAÇÃO DE AMANHÃ DO TEATRO DE JAGUARIÚNA

Neste sábado, 24, o teatro Dona Zenaide, em Jaguariúna, será palco do show Eletroxote e Outros Choques. A apresentação ...

CRAS CRUZEIRO DO SUL OFERECE ATENDIMENTO A MIGRANTES E REFUGIADOS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Cruzeiro do Sul oferece atendimento a migrantes, refugiados e apátridas. O ...

DOMINGO TEM CAFÉ COM VIOLA NO CENTRO DE CULTURA CAIPIRA DE JAGUARIÚNA

Este domingo, 25, é dia de curtir uma música boa no Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna. A Prefeitura ...

FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE SALGADINHOS PARA FESTA NA SEGUNDA-FEIRA

O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna vai abrir nesta segunda-feira, dia 26 de junho, às 9h, as inscrições ...

TEM FESTA JUNINA NA FEIRA NOTURNA DE HOJE

Hoje é dia de Feira Noturna em Jaguariúna, que nesta semana terá como tema Festa Junina. O evento acontecerá ...