Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde Educação oftalmologia

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA IMPLANTA ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai oferecer o serviço de atendimento oftalmológico dentro do Programa Saúde na Escola. O objetivo é ampliar o acesso a esse serviço e estabelecer estratégias para prevenção de problemas visuais nas crianças das escolas municipais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos).

O novo serviço do programa começa a ser oferecido nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, em três escolas municipais: Prefeito Adone Bonetti, Coronel Amâncio Bueno e Prefeito Francisco Santiago. No total, cerca de 3.400 alunos vão passar por avaliações oftalmológicas. 

O serviço também irá oferecer gratuitamente óculos de grau para as crianças que tiverem o uso recomendado após passarem pelo atendimento oftalmológico. 

Segundo a Secretaria de Saúde, o programa vai oferecer atendimento oftalmológico especializado a todas as crianças do Ensino Fundamental regularmente matriculadas do 1º ao 5º anos da rede pública de ensino do município, com faixa etária entre 6 e 11 anos.

“Ao ser identificada qualquer alteração, será agendada consulta médica oftalmológica no Centro de Especialidades, com profissional dedicado exclusivamente a esse projeto e ao atendimento das crianças”, informa a secretaria.

Durante as consultas oftalmológicas, serão oferecidos procedimentos de biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, potencial de acuidade visual, teste de visão de cores, aplicação de medicamentos (colírio) e tonometria (exame que mede a pressão interna dos olhos).

O Programa Saúde na Escola foi implantado em 2022 e é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação de Jaguariúna, que leva uma série de ações relacionadas à saúde dos alunos, como vacinação, encaminhamentos para fonoaudiologia e pediatria, palestras educativas, entre outras.

DADOS
Segundo avaliação da Secretaria de Saúde de Jaguariúna, após a pandemia de Covid-19, a saúde ocular das crianças e adolescentes no Brasil ficou mais vulnerável. Estudo elaborado a partir da base de dados do Ministério da Saúde indica a redução de 43% no total de consultas oftalmológicas realizadas com o público de 0 a 19 anos, entre 2019 e 2020. 

Para a mesma faixa etária, o número de exames com finalidade diagnóstica teve redução de 36%. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), foram realizadas 10,8 milhões consultas oftalmológicas em 2019 (período que antecedeu à pandemia). Já em 2020, foram 7,1 milhões.

Para especialistas, a não realização destes procedimentos pode implicar em diagnósticos tardios, demora no início de tratamentos, redução de chances de cura e/ou recuperação.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

FUTEBOL SÊNIOR DEFINE SEMIFINALISTAS

  • Dois jogos encerraram neste domingo (6), no Campo do Azulão, a 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Sênior ...

    10 GOLS NA QUARTA RODADA DO FUTSAL FEMININO

  • Teve prosseguimento neste domingo (6), no Ginásio do Azulão, o Campeonato Municipal de Futsal Feminino promovido pela Secretaria Municipal ...

    JAGUARIÚNA É DECACAMPEÃ DOS JOGOS ESPORTIVOS DO CIRCUITO DAS ÁGUAS

  • Foi realizada neste final de semana a 15ª Copa Integração Esportiva da Pessoa Idosa (CIETI) , na cidade de Amparo, ...

    PRIMEIRO DIA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE IMUNIZA 1.196 PESSOAS EM JAGUARIÚNA

  • O primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe em Jaguariúna imunizou um total de 1.196 pessoas neste ...

    FUNDO SOCIAL ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE CORTE E COSTURA

  • O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna abriu nesta segunda-feira, dia 7 de abril, as inscrições para nova turma ...

    INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA UNIVESP TERMINAM HOJE

  • Terminam hoje as inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). O Polo ...

    BASQUETE DE JAGUARIÚNA ESTREIA EM MAIS TRÊS CATEGORIAS NA LMB

  • Após a bela vitória da equipe sub 15 no último sábado, o basquete jaguariunense estreia na Liga Metropolitana nas ...

    MUTIRÃO CONTRA A DENGUE VISITA 424 RESIDÊNCIAS NO JARDIM PLANALTO

  • A edição deste sábado, dia 5 de abril, do mutirão contra a dengue da Secretaria de Saúde de Jaguariúna ...

    JAGUARIÚNA ESTREIA COM VITÓRIA NA LIGA METROPOLITANA DE BASQUETE

  • Mostrando força em seu primeiro teste, a equipe jaguariunense sub 15 de basquete masculino estreou na manhã deste sábado ...

    ‘JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA’ ATENDE MORADORES DO NASSIF NA PRÓXIMA SEXTA

  • O programa Jaguariúna Solidária irá atender os moradores do bairro Nassif na próxima sexta-feira, dia 11 de abril. O ...