Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Gravidez adolescente Queda

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA CAI MAIS DA METADE EM CINCO ANOS EM JAGUARIÚNA

Jaguariúna está diminuído cada vez mais a taxa de gravidez na adolescência. Nos últimos cinco anos o número de registros caiu mais da metade. Ou seja, em 2020 a cidade registrou menos da metade do que no ano passado. Isso se deve principalmente ao trabalho de orientação e educação feito com os adolescentes. 

A proporção de gravidez na adolescência em 2016 era de 12%. No ano passado bem menos: 5,2%
Os dados são do Sistema nacional de nascidos vivos (SINASC) e refletem bons investimentos feitos pela Prefeitura em diversos setores da cidade como: saúde, cultura, educação e esporte.   

Para a secretária municipal de saúde, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, esse é um problema de saúde pública e Jaguariúna tem tido um resultado positivo graças ao trabalho conjunto das secretarias e do treinamento dos profissionais da saúde que foram qualificados para evitar que a gravidez aconteça. 

“Diferentes fatores contribuem para a gestação na adolescência. Mas a desinformação sobre sexualidade é o principal motivo. Por isso, preparamos os profissionais para atender os adolescentes e oferecemos gratuitamente métodos contraceptivos em todas as unidades básicas de saúde (UBS`s)”, explicou a secretária. 


GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A gravidez se sobressai entre os problemas de saúde na adolescência em quase todos os países e, em especial, nos países em desenvolvimento. No Brasil a taxa de gestação na adolescência é alta, com 400 mil casos/ano. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gestação nesta fase é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, para o feto e para o recém-nascido, além de agravar problemas socioeconômicos já existentes.

Imprensa

Reportagem:

Licia Mangiavacchi

Fotos:Divulgação

SEMIFINALISTAS DO AMADORZÃO SERÃO DEFINIDOS NA RODADA DESTE FIM DE SEMANA

A 9ª e última rodada da Taça Ouro do Amadorzão acontecerá neste fim de semana com a realização de ...

SÁBADO TEM ESPETÁCULO GRATUITO NO TEATRO DE JAGUARIÚNA

Neste sábado, dia 20, os jaguariunenses poderão ir ao teatro sem pagar nada. A peça Casa, Casais e Aiais... ...

AMANHÃ TEM MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE NO 12 DE SETEMBRO, FINOTELLI E DONA LUIZA

Mais três bairros serão visitados pelas equipes da Secretaria de Saúde de Jaguariúna neste sábado, dia 20 de maio, ...

VENHA DANÇAR NO 3º BAILE DA ESTAÇÃO DE GUEDES

Quem gosta de dançar e se divertir não pode perder o 3º Baile da Estação de Guedes que acontecerá ...

BAILE DA TERCEIRA IDADE COMEMOROU O DIA DAS MÃES

O salão multimodal do parque Serra Dourada, em Jaguariúna, foi palco de uma festa muito divertida nesta tarde de ...

PREFEITURA DE JAGUARIÚNA FAZ RECAPEAMENTO EM VIAS DOS BAIRROS DONA IRMA, BERLIM E SANTA CRUZ

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, está recapeando as vias dos bairros ...

CINCO JOGOS DO BASQUETE DE JAGUARIÚNA PROMETEM AGITAR O GINÁSIO DO AZULÃO

Os times de basquete de Jaguariúna irão disputar cinco jogos de hoje, dia 18, até sábado, dia 20. São ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA REALIZA AÇÃO DO DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Unidade Básica de ...

3ª CORRIDA E CAMINHADA DA APAE ACONTECE NESTE DOMINGO; CONFIRA COMO FICA O TRÂNSITO

A 3ª Corrida e Caminhada da APAE de Jaguariúna acontece neste domingo, dia 21 de maio, com apoio da ...

SAÚDE REALIZA MUTIRÃO CONTRA A DENGUE EM TRÊS BAIRROS NESTE SÁBADO

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza neste sábado, dia 20 de maio, mutirão contra a dengue nos bairros ...