Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Saúde coronavírus balanço

COVID: DOIS ANOS DE PANDEMIA E DE SUPERAÇÃO EM JAGUARIÚNA 

O primeiro caso de infecção pelo coronavírus em Jaguariúna foi confirmado há exatos dois anos, no dia 18 de março de 2020, pelo Governo do Estado. O paciente, na época, teve sintomas leves e não necessitou de internação, tendo recuperação do quadro. Passados 24 meses de pandemia, a cidade registrou um total de 10.302 casos de Covid-19 e 209 óbitos pela doença. 

Desde então, muitas ações foram realizadas pela Prefeitura de Jaguariúna para o enfrentamento da Covid na cidade, desde a ampliação do número de leitos, a homologação de leitos de UTI, a abertura e manutenção da Unidade de Campanha exclusiva para pacientes Covid, a compra de novos equipamentos e insumos para o Hospital Municipal, entre outras.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2020 o mês com maior quantidade de casos de Covid confirmados foi dezembro, com 481. Já em 2021, março registrou a maior quantidade de casos confirmados no município, com 944. Neste ano, o recorde foi em janeiro, com o pico absoluto de casos confirmados durante toda a pandemia, com um total de 2.849. 

O número expressivo de casos registrado em janeiro se deve, segundo a secretaria, principalmente à circulação da variante ômicron, que apresentou maior poder de transmissibilidade em comparação com outras variações do vírus.

“Um fato importante foi a diminuição de casos que ocorreu em junho de 2021. De junho para julho, a queda foi de 49,4%. Essa queda pode ser explicada pelo avanço na campanha de vacinação contra a Covid. No mês de junho foram aplicadas 11.508 doses, em comparação com em torno de 6.000 doses aplicadas em maio. Nos meses seguintes, a vacinação foi se intensificando e os impactos vão sendo observados conforme o aumento da cobertura vacinal, demonstrando que a vacinação em massa tem efeito na circulação do vírus”, avalia a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Ela explica que os impactos também são observados em relação ao número de pacientes internados. “Em março de 2021, a média de pacientes internados por Covid era de 30 leitos. Já no mês de junho chegou ao número de 40 pacientes internados, demonstrando que nesse período a doença apresentava-se com maior gravidade. Em comparação, no mês de novembro tivemos períodos com três pacientes em internação na ala Covid. A baixa taxa de ocupação hospitalar se mantém no mês de março de 2022, felizmente”, completa a secretária.

Ainda de acordo com avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, “de um modo geral, no momento atual, o cenário da pandemia no município encontra-se favorável, o número de novos casos confirmados vem diminuindo, assim como o número de pessoas notificadas (que coletam exame). O aumento da cobertura vacinal em toda a população vem impactando o número de pacientes que evoluem como casos graves, demonstrados pela baixa taxa de ocupação de leitos hospitalares que vem se mostrando estabilizados”.

Nesta quinta-feira (17), o Estado de São Paulo liberou a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. A flexibilização foi justificada pelo cenário atual favorável.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

DENGUE: SAÚDE DE JAGUARIÚNA VISITA MAIS DE 1.200 IMÓVEIS NESTE FIM DE SEMANA

  • O mutirão contra a dengue da Secretaria de Saúde de Jaguariúna visitou um total de 1.251 imóveis neste fim ...

    NO PRÓXIMO DOMINGO TEM RODADA DO FUTSAL FEMININO NO AZULÃO

  • Depois de uma pequena pausa na tabela, está de volta o Campeonato Municipal de Futsal Feminino promovido pela Secretaria ...

    GOLEADA DA MÁFIA É DESTAQUE NA RODADA DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SÊNIOR

  •  A implacável goleada aplicada pelo time da Máfia foi o grande destaque da 4ª rodada da 1ª fase do ...

    JAGUARIÚNA FINALIZA SÉRIE DE AMISTOSOS DE BASQUETE EM PAULÍNIA

  • Com duas vitórias e duas derrotas, as equipes jaguariunenses de basquete sub 14, sub 16, sub 18 e sub ...

    VENCEM NA SEGUNDA-FEIRA, DIA 31, COTA ÚNICA E PRIMEIRA PARCELA DO IPTU

  • Vencem na próxima segunda-feira, dia 31 de março, a cota única (10% desconto) e a primeira parcela do Imposto ...

    ROSEIRA QUER MANTER LIDERANÇA NO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SÊNIOR

  • Dois jogos movimentam no Campo do Azulão a 4ª rodada da 1ª fase do Campeonato Municipal de Futebol Sênior ...

    HOSPITAL MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA RECEBE 30 CAMAS AUTOMATIZADAS

  • O Hospital Municipal Walter Ferrari acaba de receber 30 camas hospitalares elétricas com colchões, que vão trazer mais conforto ...

    CAMINHADA MARCA A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO EM JAGUARIÚNA

  • No próximo dia 5 de abril, a cidade de Jaguariúna se mobiliza para a Caminhada do Dia Mundial de ...

    EM PAULÍNIA, AMISTOSOS MOVIMENTAM O BASQUETE DE JAGUARIÚNA

  • As equipes jaguariunenses de basquete sub 14, sub 16, sub 18 e sub 21 deram início a uma série ...

    PREFEITURA DE JAGUARIÚNA E UNIFAJ REFORÇAM COMBATE À DENGUE COM CENTRAL DE TELEMONITORAMENTO

  • A Prefeitura de Jaguariúna, em parceria com o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), reforça o atendimento à saúde dos ...