Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Meio ambiente Verde Azul

JAGUARIÚNA ESTÁ ENTRE AS MELHORES DA RMC NO RANKING DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL

Pela 10ª vez consecutiva, Jaguariúna obteve o Selo do Programa Município VerdeAzul (PMVA), concedido anualmente pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, com o objetivo de medir e destacar a eficiência da gestão ambiental nas cidades paulistas. 

A cidade subiu 27 posições no ranking geral de 613 municípios, passando de 66º lugar, em 2019, para 39º neste ano. Entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Jaguariúna ficou em 3º lugar – avançou duas posições em relação a 2019 –, atrás apenas de Americana e Itatiba.


Jaguariúna mais uma vez foi destaque no ranking por suas ações de gestão e proteção do meio ambiente. Entre essas ações está o Programa Bacias-Jaguariúna, que prevê a conservação e recuperação de mananciais.

As ações propostas pelo Programa Município VerdeAzul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental. 

“O Programa Município Verde e Azul estimula a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do município. Ele engloba vários temas estratégicos dentro da administração pública, o que comprova a estreita relação do meio ambiente com As demais áreas administrativas, como saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e social, entre outras. Esse resultado indica a eficiência da gestão de todos os pilares da administração pública”, disse a diretora do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura, Aline Granghelli Catão. 

O programa
O Programa Município VerdeAzul publica anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas com o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA). Tal Indicador, disponível aos agentes públicos e a toda a população, serve como instrumento auxiliar de promulgação e execução de políticas públicas ambientais, de acordo com as características locais específicas de cada município.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Ivair Oliveira

DONA EDNEIA NÃO PERDEU TEMPO!

Aos 79 anos dona Edneia Nunes dos Santos não perdeu tempo. Logo no início da manhã foi até a ...

JAGUARIÚNA ADERE AO CONSÓRCIO DE MUNICÍPIOS PARA COMPRA DE VACINAS CONTRA A COVID

O Município de Jaguariúna decidiu aderir à criação de um consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19. ...

CANAL NO WHATSAPP TIRA DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM JAGUARIÚNA

A campanha de vacinação contra a Covid-19 tem gerado alguns questionamentos da população. Quem pode ser vacinado? Em que ...

FURTO DE CABOS ELÉTRICOS INTERROMPE SERVIÇO NA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ESGOTO DO ROSEIRA DE BAIXO, EM JAGUARIÚNA

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Jaguariúna informa que a Estação Elevatória de Esgoto do bairro Roseira ...

SAÚDE DE JAGUARIÚNA COMEÇA A VACINAR IDOSOS COM MAIS DE 77 ANOS A PARTIR DESTA QUARTA-FEIRA

A vacinação contra a Covid-19 para idosos de 77 a 79 anos de idade começa nesta quarta-feira, dia 3 ...

JAGUARIÚNA INICIA VACINAÇÃO PARA IDOSOS COM MAIS DE 80 ANOS

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda-feira, dia 1º de março, a ...

JAGUARIÚNA RECEBE MAIS 730 DOSES DA VACINA CORONAVAC

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna recebeu nesta segunda-feira, dia 1º de março, mais um ...

JAGUARIÚNA VOLTA PARA FASE LARANJA E SAÚDE ALERTA POPULAÇÃO PARA RESTRIÇÕES NO ATENDIMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS 

Com a regressão da região de Campinas da fase amarela (de maior flexibilização) para a fase laranja (controle, com ...

CAMPANHA DE COMBATE À LEUCEMIA ORIENTA POPULAÇÃO DE JAGUARIÚNA

O Centro Cultural de Jaguariúna estava diferente neste sábado, dia 27. Bolas gigantes chamaram a atenção de quem passou ...

PREFEITURA PROMOVE O RETORNO DO PROJETO “QUEM TEM PÕE, QUEM NÃO TEM TIRA” AO PARQUE SANTA MARIA

Com o objetivo de criar uma rede de solidariedade na cidade e ajudar as pessoas que mais precisam neste ...