Prefeitura Municipal de Jaguariúna
Educação empreendedorismo

ALUNOS E PAIS APROVAM AULAS DE EMPREENDEDORISMO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE JAGUARIÚNA

Alunos e seus pais aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Jaguariúna de incluir aulas de empreendedorismo nas escolas municipais de ensino fundamental. As aulas começaram na última terça-feira, dia 15 de agosto, e são quinzenais. 

“Eu acho superinteressante, motiva a gente a iniciar algo novo, a se dedicar e correr atrás do que você deseja”, avalia Ana Flávia Bonaldo, aluna do 9º ano da Escola Municipal Professor Mario Bergamasco.

Seu pai, Flávio Roberto Bonaldo, também aprovou a proposta. “Vejo como oportunidade de crescimento e desenvolvimento do aluno, não fica na dependência de ser ou não contratado por uma ‘empresa’”, afirma. “Também estimula o aluno a sair da zona de conforto, iniciar algo novo, mudar o pensamento de projeto, enxergar e agir o quanto antes”, conclui Flávio.

“De grande valia, um programa que acredito que deve permanecer na grade escolar, com inclusão de atividades presenciais e outras”, avalia Fabíola Canovas, mãe do aluno Gad Canovas Reis, de 15 anos, também aluno do 9º ano da Mario Bergamasco. “Legal, gostei, me trouxe coisas novas”, completa o aluno. 

O projeto de educação empreendedora nas escolas municipais é uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Sebrae-SP. O objetivo é “disseminar a cultura empreendedora de maneira a estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e jovens, incentivando-os à prática do empreendedorismo e o protagonismo juvenil”.

A professora e coordenadora pedagógica da Escola Professor Mario Bergamasco, Wilza Carla Vilaça Machado, explica que a Educação Empreendedora não é uma disciplina dentro do currículo escolar. “São temas desenvolvidos no horário de aula de cada turma, que, com apoio dos materiais enviados pelo Sebrae, fazem parte do projeto de vida dos alunos”, afirma. “Os alunos participam com interesse e fazem novas descobertas a cada aula”, completa a coordenadora.

O projeto foi apresentado na última segunda-feira, na abertura da Semana de Educação Empreendedora, promovida pela Secretaria de Educação. Na manhã desta sexta-feira (18) acontece o encerramento da Semana, com a entrega dos selos e certificados de participação para as escolas, no Teatro Municipal Dona Zenaide.
 

Imprensa

Reportagem:

Ricardo Alécio

Fotos:Divulgação

FESTIVAL DE FÉRIAS TERÁ SHOW DE BALÕES NO FIM DE SEMANA E MUITO MAIS!

O fim de semana está repleto de atrações gratuitas para os jaguariuneses curtirem com a família e os amigos. ...

QUARTA É DIA DE FEIRA NOTURNA!

Hoje é dia de curtir a noite com a família e os amigos na Feira Noturna de Jaguariúna. Realizado ...

ESTAÇÃO DE GUEDES TERÁ ARRAIÁ NESTE SÁBADO

O mês das festas juninas já passou, mas o Centro de Cultura Caipira de Jaguariúna ainda está no clima ...

NOVE TIMES SE CLASSIFICAM PARA DISPUTAR TAÇA PRATA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

A seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna chegou ao fim no último fim de semana. Nove times ...

QUARTA RODADA DO CAMPEONATO DE FUTEBOL VETERANOS TEVE MAIS GOLEADA

Repetindo a dose da rodada anterior, mais uma vez o Campeonato Municipal de Futebol Veteranos teve goleada em mais ...

QUARTA É DIA DE SERTANEJO UNIVERSITÁRIO NA FEIRA NOTURNA DE JAGUARIÚNA

Esta quarta-feira, 19, será dia de dançar bastante na Feira Noturna de Jaguariúna. O cantor Dam Castro subirá no ...

ALUNAS CONCLUEM CURSO DE CORTE E COSTURA DO FUNDO SOCIAL DE JAGUARIÚNA

As alunas do curso de Corte e Costura do Fundo Social de Jaguariúna receberam o diploma de conclusão nesta ...

FIM DE SEMANA TEM JOGOS DECISIVOS NA SELETIVA DO CAMPEONATO DE FUTSAL AMADOR

O ginásio do Azulão será palco da última rodada da Seletiva do Campeonato de Futsal Amador de Jaguariúna neste ...

CULTURA DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE FÉRIAS DE JAGUARIÚNA DE 18 DE JULHO A 05 DE AGOSTO

Quem ainda não curtiu ou já está aproveitando o Festival de Férias de Jaguariúna vai ter mais motivos para ...

PROGRAMA JAGUARIÚNA SOLIDÁRIA DISTRIBUI DOAÇÕES HOJE NO ROSEIRA DE BAIXO

O Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna realiza nesta sexta-feira, dia 14 de julho, o Programa Jaguariúna Solidária no ...