A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios, lançou nesta sexta-feira, 16 de maio, o programa “Desenvolve com Jovens”, com a finalidade de aproximar estudantes do 3º ano do Ensino Médio das redes pública e particular das empresas instaladas no Distrito Industrial de Jaguariúna. O evento foi realizado no Centro de Transmissão da SKY, em Jaguariúna, e reuniu dezenas de empresários.
Participaram do evento autoridades municipais e estaduais e o vice-presidente de Assuntos Externos, Regulatórios e Governamentais da Vrio, controladora da SKY Brasil e DIRECTV Latin America, Pedro Bentancourt, além de representantes das empresas localizadas na região, como Motorola, Ambev, Jaguar Plásticos, Metrópoles Transporte, Fresenius, Unicharm, Bimbo, JBS, Flextronics, Sebrae, Unifaj, Mahle, Snellog, Rede Zeferino, entre outras.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaguariúna, o projeto tem como objetivos principais promover a integração entre jovens e o setor empresarial da cidade, ampliar as possibilidades de escolha e de construção de projetos de vida, a apresentar novas áreas de atuação profissional, despertando vocações, fortalecer os vínculos entre as empresas e a comunidade local, valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido pelas empresas do município, e estimular a empregabilidade entre os jovens da região. Haverá também visitas monitoradas, que ocorrerão em dias e horários planejados entre as empresas e as escolas.
“O programa Desenvolve com Jovens é um marco na união entre educação e mercado de trabalho, oferecendo aos estudantes uma oportunidade concreta de conhecer a realidade profissional, explorar possibilidades e sonhar com um futuro mais promissor”, explica Bentancourt.
Davi Tonini, de 16 anos, estagiário da Prefeitura de Jaguariúna, representou os jovens no evento. Ele pretende se formar em educação física. “Esse projeto é muito essencial porque muitos jovens não sabem nem por onde começar. É muito importante”, disse.
A proposta se inspirou no Relatório Delons, da Unesco, para a Educação e Desenvolvimento XXI, cujos quatro pilares são: “Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. O contato mais direto dos estudantes com o mundo do trabalho e com profissionais de diversas áreas possibilita a elaboração de projetos de vida desses adolescentes e jovens. Por outro lado, para as empresas é também uma oportunidade de apresentar oportunidades e incentivar a formação de mão de obra que poderá no futuro vir a ser os novos colaboradores, promovendo a retenção de talentos da cidade.